A VLI – companhia de serviços logísticos multimodais que opera portos, ferrovias e terminais – recebeu a melhor classificação de avaliação de risco, o AAA, pela S&P Global Ratings, com perspectiva estável. A agência é uma das mais renomadas agências internacionais de classificação de risco.
A S&P sinalizou que o baixo risco de crédito da empresa demonstra a segurança operacional e financeira da VLI. Entre os pontos fortes apontados está a localização da malha viária em região com volume significativo de cargas, integrada com serviços portuários, além da capacidade de aumento da utilização dos serviços da companhia, levando-se em consideração gargalos logísticos do país.
“Este é mais um reconhecimento da solidez da gestão da companhia, que atesta a saúde do nosso negócio para nossos investidores e o compromisso da VLI de seguir trilhando sua trajetória de crescimento de forma sustentável e segura”, afirma o CEO interino e diretor Financeiro, de Serviços e Supply Chain da VLI, Fábio Marchiori.
Outro destaque da VLI no relatório da S&P foi a diversificação das cargas transportadas. Em 2022, a companhia fechou com movimentação de 60 milhões de toneladas nas ferrovias e 41 milhões de toneladas nos terminais portuários.
O cenário base da agência para a avaliação geral levou em consideração fatores como: o crescimento do PIB brasileiro estimado em 0,8% em 2023 e os volumes de transporte ferroviário e de atividades portuárias aumentando cerca de 10% e 5%, respectivamente, em 2023.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.