O evento conta com discussões sobre a diversidade e traz iniciativas que promovem a inclusão das mulheres no mercado de trabalho
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – sediou 10° Encontro do Capítulo Aberje Minas Gerais, que nesta ocasião abordou o tema “Perspectivas sobre Diversidade & Inclusão e presença das mulheres”. Este foi o primeiro evento do Capítulo Aberje MG de 2023 e, em função do mês das mulheres, foram realizadas discussões sobre a diversidade. Foram apresentados cases com as iniciativas que mostram os esforços das áreas de comunicação que promovem a inclusão das mulheres no mercado de trabalho.
Um balanço da empresa, feito entre dezembro de 2018 e dezembro de 2022, revela que muitos foram os avanços para na busca pela equidade de gênero. O número de mulheres na alta liderança saltou de 14% para 21% em 2022. No quadro total de empregados, elas eram 11% e agora já são 16%. Foi registrado ainda um aumento de 12 pontos percentuais no número de colaboradoras admitidas anualmente. Além disso, a companhia dobrou o número de mulheres em cargos na Diretoria Executiva. Ao todo são quatro diretoras executivas e três homens.
A representatividade feminina nas portas de entrada da VLI chega a 60%. A primeira mulher na função de operadora de manobra foi contratada em 2018. Em dezembro do ano passado elas eram 46. Há quatro anos a empresa contava com quatro mecânicas e, em 2022, elas ocupavam 33 cargos.
Compromissos
Ter 30% de mulheres em posição de alta liderança até 2025 e 30% de mulheres em seu quadro de empregados até 2030 estão entre os compromissos de ESG da VLI. Para que isso ocorra, diversas ações são desenvolvidas, como intencionalidade no recrutamento e seleção para a diversidade e pessoas abertas à diversidade; desenvolvimento de potenciais diversos e retenção de pessoas diversas; criar consciência e ampliar repertório em relação aos temas de diversidade; compartilhar experiência e influenciar a cadeia de valor.
Na VLI, a cultura de diversidade e inclusão já se mostra desde os chamados programas de porta de entrada, como estágio e aprendiz. Em 2022, por exemplo, 60% dessas admissões foram de mulheres. E, no mesmo período, 30% das vagas externas foram fechadas com o público feminino. O que exemplifica a intencionalidade no recrutamento e divulgação exclusiva para contratação de mulheres.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por três anos consecutivos presente no ranking 100 Open Corps – que reconhece o estímulo à inovação aberta –, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.