Investimentos no Corredor Leste serão de cerca de R$ 10 bilhões
A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica poderá gerar fortes impactos positivos para o Espírito Santo. Com base nos estudos de demanda atualizados estima-se um aumento de 63% no volume de cargas movimentadas no Estado através de fluxos de importação e exportação por onde a VLI – controladora da FCA – transporta cargas como grãos, fertilizantes e celulose, além de insumos e produtos acabados da indústria siderúrgica.
“O Espírito Santo é uma rota estratégica para as operações da VLI, por ser um Estado com forte vocação portuária. Renovar antecipadamente a concessão significa viabilizar investimentos para fomento do transporte de cargas pelo modal ferroviário, favorecendo diretamente o incremento da movimentação nos portos capixabas, estimulando a economia e a geração de emprego e renda do Espírito Santo”, afirma Fábio Marchiori, CEO da VLI.
De acordo com o estudo de demanda atualizado haverá um grande incremento da movimentação ferroviária de cargas, com destaque para fluxos de exportação de milho, soja e farelo de soja. Está previsto também o aumento da movimentação de fertilizantes com destino a Minas Gerais, produtos siderúrgicos dirigidos a Goiás, Minas e São Paulo e coque, para abastecimento dos mercados capixaba e mineiro.
Investimentos no Corredor Leste
Com a renovação da FCA, visando o atendimento aos clientes que demandarão essa movimentação de carga, estão previstos cerca de R$ 10 bilhões em investimentos no Corredor Leste, responsável pela ligação entre o Espírito Santo e Minas Gerais. O aporte contempla aquisição de vagões e locomotivas, manutenção e melhorias da malha e obras de resolução de conflitos urbanos.
Atualmente, a VLI movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas nas ferrovias e 16,2 milhões de toneladas nos portos do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela Ferrovia Centro-Atlântica, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, por meio de direito de passagem.
Renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica
A renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica pela VLI deve gerar cerca de R$ 29 bilhões em investimentos e 10 mil empregos ao longo do período da concessão. A proposta, que segue em análise pelos órgãos reguladores e será debatida em audiências públicas, prevê a aquisição de locomotivas e vagões, melhorias na malha, obras de modernização de acesso portuário e intervenções para solução de conflitos urbanos.