O Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (TIPLAM) é um importante ativo da VLI e está localizado em Santos, região litorânea de São Paulo. Em funcionamento desde 1969, tem capacidade para movimentar 17 milhões de toneladas de produtos por ano, entre grãos, açúcar e fertilizantes.
O embarque de cargas realizado pelo TIPLAM é o desfecho de uma cadeia logística de alta performance criada pela VLI no Corredor Centro-Sudeste, uma rota de alta relevância para o escoamento de granéis agrícolas. Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos e açúcar) recebem e encaminham para o TIPLAM, através da Ferrovia Centro-Atlântica, a safra das principais regiões produtoras do país como Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.
O TIPLAM conta com uma grande infraestrutura para armazenagem de produtos, carregamento e descarga de trens e navios. Uma das vantagens do TIPLAM é a sua operação de exportação ser realizada 100% pela ferrovia, proporcionando maior rapidez tanto na entrada como na saída ao terminal, eliminando gargalos.
O TIPLAM tem outros grandes diferenciais, como o fato de estar localizado na área continental de Santos, no Canal de Piaçaguera, afastado da zona urbana da cidade, o que possibilita alcançar altas performances operacionais sem provocar impactos à comunidade.
Ampliação
O TIPLAM recebeu um investimento de cerca de R$ 2,3 bilhões para a sua ampliação, o que foi considerada a maior obra portuária em curso no Brasil. Este aporte permitiu ao empreendimento se apresentar como uma moderna e eficiente alternativa para o recebimento de matérias-primas e o escoamento da produção agrícola do país.
Foram construídos novos berços de atracação, sendo o primeiro para embarque de açúcar, o segundo para embarque de grãos e um terceiro para a descarga de fertilizantes, além de dois novos armazéns para grãos, dois armazéns para açúcar e um armazém flex (açúcar e grãos), novo pátio para enxofre e pera ferroviária que contorna todas as instalações.
Legenda: 1. Pera ferroviária 2. Moega 3. Cinco armazéns para grãos e acúcar 4. Dois pátios de enxofre 5. Dois armazéns para fertilizantes 6. Tanque 7. Quatro berços de atração de navios
Detalhes do porto
Berço 1 – descarga
- DWT máximo: 67.100mt
- LOA máximo: 200m
- BEAM máximo: 33,0m
- Profundidade: 9,8m
- Calado operacional no berço: 9,8 m
- Calado máximo no canal: 13,2m com uma maré de 1,1m
- Calado máximo na bacia de evolução: 9,8m com uma maré de 1,1m
- Dimensões mínimas das escotilhas: 12m x 8 m
- Posições dos guindastes: Não no lado de bombordo
- Taxa máxima de descarga: 1200 t / h
- Altura máxima do convés até o topo da tampa da escotilha (m): 2,8 m
Berços 2 e 3 – carregamento
- Projetado para operar com açúcar, soja, farelo de soja e milho.
- DWT máximo: 90.000mt
- LOA máximo: 230m
- BEAM máximo: 37 m
- Profundidade: 13,5m
- Calado operacional no berço: 13,2 m
- Calado máximo no canal: 13,2m com uma maré de 1,1m
- Calado máximo na bacia de evolução: 9,8m com uma maré de 1,1m
- Calado aéreo: 19,39 m
- Posições dos guindastes: Não no lado de bombordo
- Taxa máxima de carregamento: 3000 t / h
- Peso oficial RF – Balança de terra
- Altura máxima do convés até o topo da tampa da escotilha (m): 2,8 m
Berço 4 – descarga
- DWT máximo: 90.000mt
- LOA máximo: 230m
- BEAM máximo: 32,6m
- Profundidade: 13m
- Calado operacional no berço: 12.0m
- Calado máximo no canal: 13,2m com uma maré de 1,1m
- Calado máximo na bacia de evolução: 9,8m com uma maré de 1,1m
- Calado aéreo: 19,39 m
- Dimensões mínimas das escotilhas: 12m x 8 m
- Posições dos guindastes: Não no lado de bombordo
- Taxa máxima de descarga: 1200 t / h
- Altura máxima do convés até o topo da tampa da escotilha (m): 2,8 m
Confira o Port Guide completo aqui.
Dragagem do Canal de Piaçaguera
Pensar e fazer o futuro são partes integrantes da conduta do TIPLAM. Por isso, o desenvolvimento econômico está acompanhado da sustentabilidade ambiental.
Com esse pensamento e atitude, foi realizada a Dragagem do Canal de Piaçaguera, o que possibilitou a remoção 2,8 milhões de metros cúbicos de sedimentos com contaminantes que estavam em contato com o meio ambiente prejudicando a qualidade das águas e comunidade aquática, desde décadas gerados pela poluição pretérita de São Paulo e Polo Industrial de Cubatão.
Esta ação representou além de garantir a navegabilidade do local, importante acesso para a economia regional, um grande marco da conquista de recuperação ambiental do Estuário de Santos.
Clique para acessar a Política do Sistema Integrado de Gestão do Tiplam.