TIA em Números
Inaugurado em 2012, o Terminal Integrador Araguari (TIA) foi o primeiro terminal construído inteiramente pela VLI e está localizado em Minas Gerais. Em uma área de mais de 460 mil metros quadrados, o Terminal tem o propósito de gerar eficiência e agilidade ao transporte de cargas no Brasil.
Com capacidade instalada para movimentar 1 milhão de toneladas de grãos por mês, além de 340 mil toneladas de fertilizantes, o TIA é um dos maiores terminais de transbordo da América Latina. Realiza carregamento ferroviário de grãos, descarga rodoviária de grãos, descarga ferroviária de fertilizantes e carregamento rodoviário de fertilizantes.
Possui um sistema de alta performance em modelo de pera, de modo que o tempo de operação se tornou um dos melhores exemplos de integração a favor da velocidade e redução de custos.
Antes, com diversos pontos de carregamento em terminais, para carregar 80 vagões eram necessárias 64,7 horas. Atualmente, com um único ponto de carregamento moderno e eficiente, são levadas, em média, apenas 5 horas para carregar 80 vagões.
Conexões com ativos
O TI Araguari faz conexão com o Complexo de Tubarão, no Espírito Santo.
Grãos
- Soja
- Farelo de soja
- Milho
Agroindústria e líquidos
- Fertilizantes
As principais rotas de transporte são:
O TIA é responsável pelo escoamento da produção de soja, farelo de soja, milho e fertilizantes. Integra o Corredor Centro-Leste e é o segundo maior terminal da companhia, atuando no Porto de Tubarão, no Espírito Santo.