A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) é uma concessão da Vale junto ao Governo Federal.
EFVM em Números
de extensão
905 km
transportados em 2011
Cerca de 11 bilhões de TKU
produtos diferentes
Transporta mais de 60 Inaugurada em 1904 na região Sudeste, a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) é uma concessão da Vale junto ao Governo Federal. A VLI atua na EFVM por meio do tráfego mútuo junto à Vale, compartilhando ativos por meio de contratos firmados entre as empresas.
A ferrovia pertence ao Corredor Centro-Leste, é interligada à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e passa pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Ela é uma das principais ferrovias do mundo e se destaca por ter um dos melhores índices de produtividade.
Conexões com ativos
Os ativos que fazem parte da EFVM são o Terminal Integrador Ouro Preto (TIOP), Terminal de Produtos Diversos (TPD), Terminal de Granéis Líquidos (TGL) e Terminal Portuário Praia Mole (TPM). Esses três últimos ativos são localizados no Porto de Tubarão (Vitória/ES), que é o principal destino das cargas transportadas na ferrovia.
Grãos
- Soja
- Milho
- Farelo de soja
Agroindústria e líquidos
- Fertilizantes
- Contêineres
- Celulose
- Madeira
Indústrias e minerais
- Produtos siderúrgicos em geral (aço, placa, bobina, chapa, entre outros)
- Ferro gusa
- Carvão
- Coque
- Calcário
- Granito
As principais rotas de transporte são:
- Grãos e Fertilizantes: Intercâmbio entre Ferrovia Centro-Atlântica e o Porto de Tubarão.
- Produtos siderúrgicos: de Intendente Câmara e Ouro Branco para a região da Grande Belo Horizonte, Terminal Integrador Ouro Preto (TIOP), Ouro Branco e Porto Tubarão.
- Celulose e Madeira: de Costa Lacerda e Grande Belo Horizonte a Aracruz.
- Insumos: da Grande Belo Horizonte a Intendente Câmara e Vitória.