A VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – assinou um acordo com a Progress Rail para a aquisição de oito locomotivas EMD® SD70ACe-BB. Essas unidades se somarão à frota da companhia no transporte de cargas no corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, que integra importantes regiões produtoras de Estados do Centro-Oeste Brasileiro, além de Minas Gerais e São Paulo, para escoamento de cargas na Baixada Santista. A Progress Rail produzirá o material rodante em Sete Lagoas (MG), com entrega prevista para o final de 2025.
Com a concretização deste negócio, a VLI acumula a aquisição de 20 locomotivas em um período de apenas um ano, totalizando investimentos de cerca de R$ 430 milhões. As demais máquinas adquiridas no período serão entregues ainda neste ano e utilizadas em operações pela companhia nos corredores Leste – também na Ferrovia Centro-Atlântica, com destino aos portos do Espírito Santo – e Norte, onde a VLI opera o tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul.
“A VLI é uma companhia de caráter desenvolvimentista e acredita que o fortalecimento da infraestrutura logística seja fundamental para o crescimento do país. O investimento contínuo em vagões e locomotivas possibilita um atendimento ainda mais amplo, eficiente e seguro aos nossos clientes e, ao mesmo tempo, representa um forte estímulo à indústria ferroviária nacional”, afirma Fábio Marchiori, CEO interino e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da companhia.
“Ao assinar este acordo com a VLI, continuamos nosso investimento na indústria ferroviária brasileira com nossas locomotivas EMD® SD70ACe-BB, que são projetadas para funcionar com segurança e eficiência nos ambientes operacionais desafiadores únicos da região”, comentou Jack Zhang, vice-presidente executivo de locomotiva da Progress Rail, uma empresa Caterpillar. “Por mais de 100 anos, as locomotivas EMD conquistaram uma reputação global de durabilidade, confiabilidade e sustentabilidade, e esperamos continuar nosso apoio às ferrovias brasileiras com produtos fabricados no Brasil para o Brasil.”
Corredor Sudeste da VLI
O corredor Sudeste é uma importante rota de escoamento de granéis agrícolas, além de produtos como combustíveis e minerais, interligando importantes regiões produtoras de grãos e açúcar do país, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais até terminais intermodais no Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. O corredor mantém fluxos de importação e exportação no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, o Tiplam, terminal privado de alta produtividade instalado na margem central do Porto de Santos.
Sobre as locomotivas
Projetada sob medida para as ferrovias brasileiras, a locomotiva EMD® SD70ACe-BB conta com oito eixos e bitola métrica proporciona esforço de tração e capacidade para o transporte de carga. Ela também conta com uma cabine projetada com foco em segurança e conforto do operador.
As tecnologias avançadas do SD70ACe-BB entregam segurança, confiabilidade, eficiência e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que proporcionam otimização de custos do ciclo de vida e performance. Este modelo se junta a milhares de locomotivas da série EMD® SD70ACe que operam em serviços exigentes de transporte pesado em todo o mundo, incluindo América do Norte, América do Sul, Oriente Médio, África e Austrália.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Sobre a Progress Rail
A Progress Rail, uma empresa Caterpillar, é uma das maiores fornecedoras integradas e diversificadas de material rodante e soluções e tecnologias de infraestrutura para clientes ferroviários globais. A Progress Rail fornece locomotivas e motores EMD avançados, vagões, trilhos, fixadores, sinalização, soldagem ferroviária e equipamentos de manutenção Kershaw, juntamente com serviços dedicados de reparo de locomotivas e vagões de carga, suporte de peças de reposição e operações de reciclagem. A empresa também oferece tecnologias ferroviárias avançadas, incluindo aquisição de dados e equipamentos de proteção de ativos. A profunda experiência industrial da Progress Rail, juntamente com o apoio da Caterpillar, garante um compromisso com a qualidade através de soluções inovadoras para a indústria ferroviária. A Progress Rail possui uma rede de quase 200 locais nos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Alemanha, Itália, Austrália, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. Para obter mais informações, visite progressrail܂com e siga @Progress_Rail no Twitter, YouTube, LinkedIn e Facebook.